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Do Zero ao Avançado

(Certificado de Conclusão de Curso)

Sobre o curso

O curso foi produzido com base no modelo americano de ensino de áudio, seguindo ementa lógica e ordenada para otimizar o aprendizado e capacitar o trabalho com Engenharia de Áudio e Produção Musical – seja em estúdio, home studio ou com suas produções próprias.


O conteúdo começa do zero, falando de Ética e Hierarquia Profissional e passa por Microfones, Fluxo de Sinal, Fundamentos do Áudio, Ferramentas (Efeitos, Dinâmicos, Equalizadores), Gravação, DAW’s (Digital Audio Workstation), Edição, Afinação de Vozes, Mixagem Analógica e In-The-Box (digital) e Masterização.


O aluno acompanha todos os processos de uma produção na teoria e na prática, com instruções e dicas preciosas para você descobrir a sua melhor forma de trabalhar.

Conteúdo

Ética & Hierarquia Profissional

O Produtor Musical
O Engenheiro de Áudio
O Assistente de Engenharia
O Engenheiro de Gravação
O Engenheiro de Pós-produção
O Engenheiro de Mixagem
O engenheiro de masterização
O Diretor Artístico
O Diretor Musical
O Arranjador
O Produtor Executivo

Módulo 1 - Microfones

Transdução: Converter energia acústica em energia elétrica
Microfones condensadores
Microfones de fita
Microfones PZM
Figuras polares e os microfones omnidirecionais
Microfone bidirecionais ou figura 8
Microfones cardioides
Microfones hipercadióides

Módulo 2 - Fluxo de sinal

Fluência do sinal
Line level
Valores de line level (consumer e profissional level)
Plugues e conectores
Instrument level
Phone level
Speaker level

Margem dinâmica em âmbito digital
Margem dinâmica em âmbito analógico
Distorções (hard clipping e soft clipping)
Série harmônica
Tipos de ondas e ondas senoides
Triangle Wave (Onda triangular)
Square wave (Onda quadrada)
Sawtooth Wave (Onda dente de serra)
Ruído (pink noise e white noise)

Módulo 3 - Fase & Efeitos

O que é Fase?

A matemática por trás da Fase

Cancelamento de fase

Exemplos práticos de fase

Efeitos

Delays e o slapback delay

Reverbs e o echo chamber

Spring reverb

Plate reverb

As formas de reverb

Parâmentros do reverb

Módulo 4 - Equalizadores & Dinâmicos

Tipos de equalizadores
Formas de Equalização (HPF e LPF)
Compressores
Funções e parâmetros dos compressores
Side-Chain em Compressores
Gate e outros parâmetros
Expander

Módulo 4.1 - Equalizadores na Prática

Introdução aos Equalizadores

Full Paramétrico

FabFilter

Pultech

NEVE 1073

API 560

SSL EQ

Q-Clone

C4 Waves

Módulo 4.2 - Dinâmicos na Prática

Tipos de equalizadores
Formas de Equalização (HPF e LPF)
Compressores
Funções e parâmetros dos compressores
Side-Chain em Compressores
Gate e outros parâmetros
Expander

Módulo 5 - Sistemas Analógicos & Digitais

Sistemas digitais

Sistemas analógicos

Margem Dinâmica

Sample Rate

Conversão A/D (Analógico para Digital) e o AAF

Encoder, Buffer, Clock e Storage

Sistemas Analógicos e a Fita Magnética

Fita Magnética e a Resposta de Frequência

A Espessura do Registro

Como funciona o Tape Machine

Tape Delay

Curiosidades Sobre Fita Magnética

Channel Path e Monitor Path

Curiosidades nos Sistemas Analógicos

Módulo 6 - Gravação de Bateria

Técnicas de microfonação

Qual microfone usar

A Geografia do Ambiente ou da Sala

Afinação

A Relação Tônica da Bateria

A distribuição de Harmônicos

Microfonação das peças

Microfonação Overheads

Microfonação da Sala

Diferentes Timbragens e Variações Sonoras na Bateria

Explicando na Prática a Sessão de Bateria (Sala Técnica)

Participação do músico Arthur Rezende

Módulo 7 - Gravação de Violão

Qual microfone usar

Técnica de Microfonação Spaced Pair ou 3:1

Técnica de Microfonação X-Y

Técnica de Microfonação MS Matrix (Mid Side)

Técnica de Microfonação Blumlein

Técnica de Microfonação Blumlein + Linha

Explicando na Prática a Sessão de Violão (Sala Técnica)

Participação do músico Gustavo Fofão

Módulo 8 - Gravação de Guitarra

Distorção

Geometria e Microfonação de um Alto Falante

Combinação de Microfones

Técnica de Microfonação

Simuladores Digitais de Amplificadores

Explicando na Prática a Sessão de Bateria (Sala Técnica)

Participação do músico Augusto Nogueira

Módulo 9 - Gravação de Baixo

Microfonação

Técnicas de captação

Adriano Campagnani fala sobre a importância das relações em uma produção

Timbres diferentes

Explicando na Prática a Sessão de Baixo (Sala Técnica)

Participação do músico Adriano Campagnani

Módulo 10 - Gravação de Voz

O Cantor – o músico

Teste de microfones

Explicando na Prática o que foi feito durante a sessão

Explicando na Prática a Sessão de Voz (Sala Técnica)

Participação do músico Kadu Vianna

Módulo 11 - Gravação de Piano

Qual microfone usar

Microfonação do Piano na Prática

Explicando na Prática a Sessão de Piano (Sala Técnica)

Participação do músico Christiano Caldas

Módulo 12 - Naipe de Sopro

Microfonando Sax

Microfonando Trompete

Microfonando Trombone

Microfonando o Ambiente

Tipos de microfonação: tradicional, triangular e old school

Explicando na Prática a Sessão de Naipe de Sopro (Sala Técnica)

Participação dos músicos Pedro Aristides, Marco Lima e Matheus Duque

Módulo 13 - Gravação de Percussão

O Músico e a Gravação

O Kit de Percussão

Zabumba

Tambor de Congado ou Folia

Djembê

Congas

Timbales

Pandeiros

Ganzar e Shakers

Triângulos

Elementos de Efeito

Explicando na Prática a Sessão de Percussão (Sala Técnica)

Participação do músico Nanni Percussão

Módulo 14 - Quarteto de Cordas

Microfonação do violino 1 e 2 

Microfonação da viola 

Microfonação do violoncelo

Tipo de Microfonação ‘Popular’ 

Tipo de Microfonação ‘Vintage’

Tipo de Microfonação ‘Decca Tree’

Explicando na Prática a Sessão de Quarteto de Cordas (Sala Técnica)

Participação do Quarteto de Cordas – Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Módulo 15 – Gravação de Acordeon

Qual microfone usar

Microfonação com microfones

Microfonação em linha

Explicando na Prática a Sessão de Sanfona (Sala Técnica)

Participação do músico Lucas Viotti

Módulo 16 – Pro Tools

Pro Tools: Os Primeiros Passos

Edição, Atalhos e Truques

Organização do Projeto

Tipos de Tracks e Outras Dicas

Módulo 17 – Pós-Produção

Edição – Bateria, Baixo e Piano Rhodes

Edição – Guitarras e Voz

Afinação de Voz e AutoTune

Módulo 18 – Mixagem

Introdução à Mixagem

Mixando a Bateria

Mixando o Baixo

Mixando o Piano Rhodes

Mixando Guitarras e Voz

Automações

Módulo 19 – Masterização

O que é a masterização?

Masterização para Vinil

Masterização para CD

Masterização para Plataformas digitais

Masterização – Fabi Metzker (soul)

Masterização – The Producers (rock)

Masterização – Fernanda Santanna (samba)

Módulo 20 – Produção Completa Live Session

Dicas para Gravação

Microfonação de Baixo Acústico – com Enéas Xavier

Microfonação de Guitarra – com Expedito Andrade

Microfonação de Saxofone – com Chico Amaral

Microfonação de Bateria – com Lincoln Cheib

A Live Session (Sem edição/mix ou master)

Pós-produção

Mixagem

Masterização

A Live Session (Masterizada)

Multitrack para estudo | Gravação de Live Session

Bônus

Perguntas sobre Áudio e Produção Musical

O mentor Cesar Santos responde dúvidas sobre Engenharia de áudio e Produção Musical no mercado fonográfico.

Harmonia Musical Para Engenheiros e Produtores | Mentor Cesar Santos

Introdução à Harmonia

Tríades

Tetrades

Tensões

Como Achar um Tom

Campo Harmônico Aplicado

Funções e Relativo dos Acordes

Dominante Secundárias

Sub5 – Substitutos do Dominante

Escalas Menores

Modulação

Acordes diminuto

Cadência 251 e Variações

Empréstimo Modal

Modos Gregos | Jônio

Modos Gregos | Dórico

Modos Gregos | Frígio

Modos Gregos | Lidio

Modos Gregos | Mixolídio

Modos Gregos | Eólio

Modos Gregos | Lócrio

Upper Structure

 

Acústica e Psicoacústica | Mentor Euler Teixeira

Introdução aos Fundamentos de Ondas

Ondas em Cordas

Ondas em Tubo

Decibel

Acustica Ambiente

Transdução e Captação

Psicoacústica

Sinais Elétricos – Analógicos e Digitais | Mentor Euler Teixeira

Introdução Fluxo de Sinal

Sinais Elétricos

Amplificadores

Sinais Digitais

Direcionamento de Carreira | Mentor Pedro Peixoto

Capacitação

Portfolio

Marketing

Precificação

Oportunidade

Gravação de Bateria | Mentor Cris Simões

Primeiros Passos

Posicionamento e Microfonação da bateria

Passando o Som – Sala técnica

Gravação

Gravação de Bateria: Técnicas de Overhead | Mentores Bruno Barros e Arthur Damásio

Acústica – Timbragem e Afinação – Polaridade

Técnica 1: X Y

Técnica 2: ORTF

Técnica 3: Mid Side

Técnica 4: Spaced Pair – 3:1

Técnica 5: Recording Man Technique

Técnica 6: Recording Man Technique + Spaced Pair

Técnica 7: Earrings + ORTF

Técnica 8: Blumlein

Melodyne na Prática – Dicas de Uso | Mentor Pedro Veloso

Workflow Melodyne

Afinação de Voz

Resumo Atalhos e Ferramentas

Bônus: Afinação backing vocal

Workflow AudioArena | Convidado Conrado Ruther

Sala Técnica do AudioArena

Estúdio AudioArena

Workflow e Mixagem

Entrevistas Dênio Costa | Engenheiro de Som

Mais de 40 anos de experiência em projetos, instalações, otimizações de sistemas de shows, gravações e eventos.

Entrevistas Paulo Anhaia | Engenheiro de Som

Músico, engenheiro de música, produtor musical e instrutor de produção musical, trabalhou com vários nomes da música brasileira.

Entrevistas Paulo Anhaia | Engenheiro de Som

Músico, engenheiro de música, produtor musical e instrutor de produção musical, trabalhou com vários nomes da música brasileira.

Entrevistas Lisciel Franco | Produtor Musical

Produtor musical, professor e fabricante de equipamentos analógicos para estúdio.

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