Mixagem: alguns caminhos que ajudam qualquer profissional

A mixagem é uma etapa fundamental para qualquer música produzida, independentemente do estilo musical. Por conta disso é preciso ter muita atenção e cuidado ao fazer esse processo. Nesse post separamos algumas dicas para você se atentar no processo, e também alguns softwares de mixagem que vão te ajudar a melhorar seus resultados. Bora?

Dicas para evoluir na Mixagem

A mixagem, assim como outras etapas da construção de uma música, é uma arte. Não há regras pré-estabelecidas, mas entender o processo e suas necessidades mais comuns ajuda muito na evolução. Seguem algumas partes fundamentais do processo:

Equalizar sempre

Cada instrumento musical tem sua sonoridade e características muito próprias, e cada sessão e faixa de gravação também. Logo, para fazer que todos os elementos dispostos em uma sessão de mixagem soem harmônicos e conversem entre si, atraindo atenção e emoção do ouvinte, é fundamental equalizar os sons e as faixas.

Independentemente de quantos canais sejam, equalize com carinho e entenda o que a música pede. Preste atenção nos extremos (graves e agudos).

Cuidado com o uso excessivo de efeitos

Colocar muitos efeitos pode parecer interessante, mas quando utilizados em excesso podem embolar e sobrecarregar a música, fazendo que todo o restante do processo de mixagem e masterização sejam dificultados e até prejudicados. Vá com calma nos efeitos. Pense se a música pede e se o efeito irá contribuir de fato para gerar a emoção que você busca. Além disso, preste atenção no volume do efeito que será colocado, se ele gera novas frequências, problemas de tempo, fase, etc. Ao aplicar um efeito pare um pouco, escute e sinta as mudanças. Decida então se aquele efeito é o certo para aquela música.

Use grupos

Organização é uma habilidade que salva horas e contribui substancialmente no processo e resultado de uma mixagem. Tente criar grupos e subgrupos durante a mix. Geralmente bateria, guitarras, sopros, teclados e vozes têm faixas diferentes, mas que atuam em conjunto na música como um todo. Portanto, após equilibrar cada elemento dentro do grupo, pode ser uma ótima ideia agrupá-los e trata-los como um elemento composto dentro da produção.

Com isso certamente você terá mais controle sobre sua mix e apresentará melhores resultados.

Comece pela parte de volume mais alto da música

Mas afinal, por que começar pela parte mais alta faz tanta diferença na mixagem? Esse é o momento de ápice da canção e é necessário cuidado redobrado para que tudo soe muito bem e faça sentido para o ouvinte.  Além disso, por conta do alto volume, é nessa parte que os compressores serão mais acionados e o engenheiro de mixagem encontrará muitos transientes e picos de volume, que necessitam de atenção para se controlar sem alterar outras partes da música. 

Uma vez que se controla a parte mais alta da música – na grande maioria das vezes o refrão – fica muito mais fácil mixar o resto e deixar tudo no lugar.

Escute elementos e faixas em modo solo

Ao receber uma música é necessário escutá-la por completo para entender a obra e para onde deve caminhar a mixagem. No entanto, na hora de colocar a mão na mix, é indicado que se escute as faixas em solo para saber exatamente como cada instrumento está soando e como se comporta. Conferir as tracks uma a uma torna mais fácil entender quais efeitos serão utilizados e como serão configurados e a partir daí começar o divertido trabalho com compressores, equalizadores ou qualquer ou efeito que se deseje em uma produção. Mas atenção! Não escute e processe tudo apenas em modo solo para só depois avaliar o conjunto da obra. A mixagem é o processo de fazer todas as tracks de uma produção soarem bem como um todo, e não para que cada track soe bem em solo. Durante a mix alterne entre modo solo e mixagem completa. Você evitará problemas que podem acabar em ter que refazer todo o trabalho e gastar o dobro de tempo.

Além de todas as dicas e recomendações acima, para chegar em trabalhos de alta qualidade é importante buscar conhecimento especializado na área e se espelhar em trabalhos referência de qualidade profissional.

Sobre Universidade do Áudio

Engenheiros de áudio, produtores musicais e músicos profissionais de prontidão gerando conteúdo de qualidade para você :)