Dicas para ser um produtor musical profissional de alta qualidade

Quer ser produtor musical mas não sabe por onde começar? Acredite: praticamente todo profissional da área teve essa mesma dúvida quando estava iniciando.

Para te ajudar a ir atrás desse sonho com mais eficiência, separamos alguns toques que podem facilitar seu caminho. Confira abaixo!

1. Profissionalize-se na área
Parece óbvio, mas se você realmente quer viver de produção musical, a primeira coisa que precisa saber é a necessidade se profissionalizar. Não importa se você almeja trabalhar em uma produtora ou abrir a sua própria, para almejar e vincular trabalhos de qualidade é necessário ter postura profissional. No mercado brasileiro há muitos casos de pessoas que se intitulam produtores, mas acabam por realizar trabalhos totalmente diferentes dos de um produtor musical. Há também aqueles que acham que já sabem todos os caminhos e não acham que devem melhorar, se atualizar ou buscar conhecimentos diferentes. Nós acreditamos que um profissional de alta qualidade e sucesso nunca para de estudar. Por isso, desde o início, busque capacitação para desenvolver as habilidades e técnicas necessárias para o trabalho. Sem estudo e especialização, dificilmente você conseguirá se avançar com qualidade para ter sucesso no mercado e acostume-se com a ideia de se atualizar sempre.

2. Domine as tecnologias existentes
Muitos dos que buscam se tornar produtores musicais acham que apenas conhecer instrumentos e entender de música é suficiente para ter sucesso na carreira. Isso não é verdade: nessa profissão há muito mais para se conhecer. Por exemplo, é fundamental conhecer as tecnologias de produção atuais.

Essas são as ferramentas principais que o profissional tem contato diário. O ideal é conhecer pelo menos um pouco do que há disponível para saber se situar, mas é importante focar em programas específicos para melhorar seu fluxo de trabalho e estar por dentro dos que são mais utilizados no mercado. Isso é válido principalmente se você quiser trabalhar em uma produtora ou estúdio alheio.

3. Ouça de tudo um pouco
Você pode querer ser um produtor musical exclusivamente do seu gênero favorito, seja ele rock, pop, sertanejo ou qualquer outro estilo. Não há problema algum em se especializar em nichos de trabalho mas, independente disso, é muito importante ouvir de tudo um pouco. Desde funk carioca até música clássica, por exemplo.

Ouça inclusive gêneros que você não gosta ou não tem costume de ouvir, é uma grande oportunidade para descobrir elementos que funcionam dentro do que não te agrada. Outra observação importante é entender por que você gosta ou não gosta de determinado estilo. Esses exercícios irão ajuda-lo a identificar elementos musicais que vão enriquecer seus trabalhos.

Ao ampliar o seu repertório musical você acaba melhorando suas habilidades de identificar timbres, notas, efeitos de pós-produção e, claro, da produção, o que vai influenciar diretamente na sua criatividade. Ou seja: diversifique suas playlists!

4. Fortaleça seu networking
Networking é essencial em qualquer área do trabalho e é ainda mais importante para quem deseja ser um produtor musical de sucesso. Seus contatos irão abrir portas para novas oportunidades, bem como divulgar seu trabalho em meios importantes.

E como desenvolver essa rede? Simples: esteja onde estão outros produtores, cantores, bandas e empresas musicais, seja online ou presencialmente. Páginas do Facebook, eventos, feiras, shows, são locais excelentes para quem deseja desenvolver um bom networking. Converse, troque ideias, faça contatos, crie oportunidades para participar de trabalhos.

Além disso, cursos de especialização ajudam a ter contato com profissionais influentes, que irão trocar e passar experiências com você, bem como com colegas de trabalho e estudantes com a mesma energia e vontade. Isso, com toda certeza, ampliará seus horizontes e redes de trabalho.

5. Treine e experimente MUITO!
Como diz o velho ditado, a prática leva à perfeição. E com a produção musical isso não é diferente. Quanto mais você pratica, melhores as suas habilidades se tornam.

Sempre que tiver oportunidade, treine e pratique. Se não tiver oportunidade, seja criativo e crie suas próprias. No começo você pode cobrar preços mais acessíveis pelo trabalho visando melhorar suas habilidades ou até mesmo sugerir e criar projetos e trabalhos para poder trabalhar na função de produtor musical. Todo músico quer tocar e gravar e é aí que moram um mar de oportunidades prontas para serem criadas.

À medida que você adquirir experiência e desenvolver um portfólio competente, será possível aumentar os valores de seus serviços ou até mesmo criar um negócio próprio. É uma questão de planejamento, dedicação, criatividade e se manter sempre atualizado.

Tornar-se um produtor musical de sucesso, assim como em qualquer outra profissão, exige capacitação, força de vontade e dedicação. Nada vem sem trabalho. Não deixe de buscar por conhecimento e aprimorar as suas habilidades. Assim, as chances de você se destacar no mercado serão bem maiores.

• denis.piano@hotmail.com'
    Denis

Muito bom! Longe dos que dizem ter uma fórmula mágica…. trabalho e dedicação!

Wilma

Muito obrigada pelas dicas de verdadeiro apoio leal.
    Estou ainda erguendo o pé para pisar no primeiro degrau, por isso agradeço por acenderem a luz do caminho por onde começar.
    Muita gratidão.

• Universidade do Áudio

Olá Wilma! Ficamos felizes em poder contribuir para sua jornada no áudio! Conte com a gente. Um abraço da Equipe UA!