Cuidados e dicas para manter a sua guitarra em excelente estado

Ter uma guitarra sempre foi o sonho de muitos jovens. Seja para tocar por hobby ou para tocar numa banda e seguir carreira profissional. Assim como outros instrumentos musicais, a guitarra exige uma série de cuidados especiais para apresentar sua melhor forma. É com esses cuidados que você conseguirá manter o instrumento em bom estado e até melhorar a sua performance.  Para te ajudar, fizemos uma lista de dicas e cuidados que você precisa ter com a sua guitarra. Confira!

1. Deixe o instrumento sempre em lugar seguro

Nada de deixar sua guitarra jogada em cima da cama ou do sofá. Qualquer batida pode provocar arranhões ou até mesmo lascar o instrumento musical. O ideal é que você a guarde sempre em uma bag ou case específica. Assim você evita possíveis impactos e danos na superfície.
Muita gente acha que pendurar a guitarra na parede é uma boa alternativa para guardá-la. Contudo essa é uma opção mais decorativa, pois dessa forma o instrumento fica exposto a poeira e desafina com mais facilidade devido a mudanças de temperatura, luz solar, umidade, etc. 

2. Limpeza apenas com flanela seca

Jamais utilize produtos de limpeza como lustra-móveis ou limpadores multiuso na sua guitarra. Eles contém componentes químicos que podem prejudicar a camada de proteção da tinta, fazendo que ela perca cor e também possibilitando infiltrações na madeira.
Além disso, não use panos que soltem fiapos na hora de limpar as cordas. Eles podem soltar fiapos que irão prejudicar o som.
O ideal é usar uma flanela. Além disso, sempre faça uma limpeza rápida logo após tocar, pois nossos dedos são oleosos e essa oleosidade oxida as cordas. Além disso, nada de usar panos molhados. Se você fizer isso, corre o risco de enferrujar as cordas e empenar a madeira do corpo do instrumento musical.

3. Ambiente protegido da umidade e do calor

O excesso de calor e a umidade são inimigos desse tipo de instrumento. Logo, deixe ele protegido dos raios ultravioletas, do calor excessivo e da umidade. A melhor ideia é deixar a sua guitarra longe de janelas para evitar esse tipo de exposição.

4. Produtos específicos de limpeza

Para uma manutenção mais profunda, use produtos de limpeza específicos.  Você pode adquiri-los em lojas especializadas ou pela internet. Como exemplo de manutenção de cordas e do braço podemos citar o Gibson Pump Polish, o GHS Fast Fret, e o Dunlop String Cleaner. Em caso de dúvida, prefira comprar de marcas conhecidas e confiáveis. Não confie em itens desconhecidos.  

Além disso também é recomendado que você passe anti oxidante nas tarrachas. Isso evitará que elas oxidem e acabem travando com o tempo.  

5. Leve ao luthier

O Luthier é o especialista na construção e reparo de instrumentos musicais de cordas, com caixa de ressonância ou elétricos. Ou seja: guitarras, violões, violinos, baixos, entre outros. É recomendado que você leve seu instrumento musical periodicamente até o Luthier
para uma revisão completa. Assim como nos carros, esse tipo de hábito poderá evitar uma série de problemas mais sérios. Colocando essas dicas e cuidados em prática, você verá que a sua guitarra terá um desempenho melhor e também uma durabilidade superior.

Ficou com alguma dúvida? Deixe aí nos comentários!

Sobre Universidade do Áudio

Engenheiros de áudio, produtores musicais e músicos profissionais de prontidão gerando conteúdo de qualidade para você :)

Comentários (5)

  • felipecmc03@gmail.com'
    Felipe

    Tem um curso fera pra evoluir na guitarra, vou deixar o link
    https://p.eduzz.com/3343?a=99953127

  • cadanricardo@gmail.com'
    Ricardo

    Obrigado pelas dicas, agora dim minha guitarra será bem cuidada. Tmj

  • rubens.vital@outlook.com'
    Rubens Vital

    Muito bom seu conteúdo, me deu oportunidade de
    aprender algo novo. Eu ainda preciso me aprofundar mais,
    volto mais vezes.

  • Comentários bloqueados.