Como se tornar um Baterista profissional?

Se tornar um Baterista profissional é o sonho de muitos brasileiros e brasileiras. Essa posição musical é a base de praticamente qualquer banda. É este o músico que determina o tempo e é a referência para manter todos os outros no ritmo e no tempo.

É comum as pessoas acreditarem que para tocar bateria é necessário “nascer com o dom”. No entanto isso não é verdade e são o treino e a prática que levam a evolução. Você pode se aperfeiçoar colocando algumas dicas em prática. Confira algumas:

1. Conheça a sua bateria

A primeira coisa para se tornar um bom baterista é conhecer sua bateria. Muita gente quer começar a tocar o instrumento sem fazer ideia de quais elementos o compõem, como ele é afinado, quais são os custos de manutenção e etc. Se você deseja ser um profissional, precisa pensar em todos os aspectos acima e ainda em vários outros. Conhecendo a sua bateria será mais fácil aprender, praticar e aperfeiçoar as suas habilidades. 

2. Inspire-se em grandes bateristas

A carreira de música pode parecer muito desafiadora, afinal de contas há uma grande quantidade de artistas e músicos tentando conquistar seu espaço. Para se manter motivado perante os desafios você deve se inspirar em grandes bateristas. Conhecendo a história deles será mais fácil ter fôlego e determinação para encarar a rotina pesada de um músico. Além disso, você também pode usá-los como fonte de inspiração para aprender novas técnicas. 

3. Obtenha conhecimento através de cursos 

Capacitação é fundamental para qualquer um que deseja se tornar um Baterista. Apesar de existirem conteúdos gratuitos na web, geralmente eles não têm o aprofundamento necessário para que você possa se tornar um profissional. Por isso, procure cursos na área de música que possam te ajudar. Existe uma grande variedade no mercado para te dar todo o embasamento necessário para o sucesso. 

3. Tenha uma rotina de ensaios e estudos

Se você quer ser um Baterista, não pode deixar para ensaiar e estudar música “quando der tempo”. Você precisa saber priorizar, estabelecer uma rotina regrada e não falhar com ela. Pense nisso como estudar para um concurso super concorrido. As pessoas começam
a se preparar meses, até anos antes da prova, estudando diariamente, pelo menos algumas horas. Para atingir níveis de excelência você deve fazer, no mínimo, o mesmo. 

4. Cuide de sua saúde 

A saúde é algo que faz toda a diferença para ser um Baterista de sucesso. Muita gente acaba deixando isso de lado e desenvolve problemas como LER (Lesão por Esforço Repetitivo), o que pode acabar com a carreira a médio e longo prazo. Por isso, não deixe de dar atenção especial para exercícios motores, e também use equipamentos de proteção como fones, para não prejudicar a audição.  

5. Seja profissional
 
Se você quer ser um Baterista profissional, precisa agir como um. E isso envolve desde investir dinheiro em equipamentos de qualidade até saber cobrar pelos seus serviços. Também não se esqueça de fazer um bom marketing pessoal. Sua auto divulgação fará toda a diferença para que seu talento chegue a maior quantidade possível de pessoas. Se você deseja ser um Baterista profissional de sucesso, não deixe de colocar as dicas acima em prática. É por meio delas que será possível aprofundar suas habilidades e assim alcançar os holofotes.

Estude, trabalhe, estude, trabalhe!

Sobre Universidade do Áudio

Engenheiros de áudio, produtores musicais e músicos profissionais de prontidão gerando conteúdo de qualidade para você :)

Comentários (2)

  • bg63810@gmail.com'
    André Felipe

    Uau, muito obrigado pelas dicas, vou seguir até sempre❤️

  • Comentários bloqueados.